top of page

Ano Novo mas a Mesma Vida? - 10 Atitudes para Começar 2020 com o Pé Direito

Iniciamos mais um novo ano. É a vida que continua! Sejamos gratos por isso e desfrutemos do melhor que nos reservam estes 366 dias prontos a estrear, como folhas em branco.


É toda uma enorme página em branco por escrever, de 12 meses recheados de acontecimentos, surpresas que podem ser boas ou menos simpáticas, ideias para colocar em prática, sucessos e insucessos, e muitas outras coisas.


E neste início do ano parece que toda a envolvência do Natal e do Fim de Ano carregam as baterias de energia e sentimo-nos mais corajosos e prontos para enfrentar o futuro.


Para certas pessoas é como se um novo ciclo começasse, novos projectos, novos sonhos e objectivos. Muitos deles começaram a ser trabalhados no ano anterior e depois de uma boa sementeira vem a colheita. Mas, em relação às resoluções do novo ano, quantas são iguais ou parecidas com as do ano anterior? E anterior a esse? E anterior ao anterior a esse? Claro que algumas serão de manter. As que nos fazem bem física e psicologicamente, e as que envolvem a nossa vida de uma forma positiva.


Mas muitas delas são resoluções que “passaram ao lado” o ano anterior e que pela sua importância achamos que devem figurar na nova listagem! E muitas são resultado de ideias que não foram colocadas em prática, de receios que falaram mais forte que a vontade de arriscar.

E como fazer para 2020 ser um pouco diferente?


Em primeiro lugar tem de pensar por que razão certas resoluções teimam em manter-se na lista e o que as faz lá ficar. Principalmente as tais que custam um pouco mais e quais as razões que as prendem. Será a famosa “zona de conforto”? Sair dessa posição pode ser trabalhoso, mas é seguramente compensador.


Então, quais são os obstáculos mais comuns ao sucesso ou ao alcance das metas traçadas?

Procrastinar


Conhece aquela sensação de querer fazer mas não apetecer muito? E encontrar mil desculpas para o facto de não ter feito? E adiar porque agora é complicado, pode falhar algo e não estamos preparados, enfim… procrastinar.


Acredito que muitas das resoluções que adia são as que envolvem algo que não lhe dá tanta vontade de fazer, que adia sistematicamente e que pode não ter um impacto grande no seu futuro.


Procrastinamos a ida ao ginásio, o início de uma dieta ou a marcação daquela consulta que sabemos que seria importante!


Receio de falhar


Pode ser uma das razões pela qual muitos não cumprem as suas resoluções. Têm receio de que as ideias ou os objectivos que tiveram não dêem certo. O medo de falhar impede muitas pessoas de tentarem conseguir algo de diferente. O medo de se posicionar na vida com um pouco mais de assertividade, o medo de dizer “não”, o medo de “não ser aceite”, o medo de não nos sentirmos preparados para avançar com uma relação, etc.. Mas de todas as vezes em que falhou, aprendeu com isso? Temos de aprender com os erros, não podemos é cometer os mesmos constantemente.



Receio do sucesso


Por incrível que pareça, muitas pessoas receiam mais o sucesso que o fracasso. Sentem que ser alvo de atenção pode não ser benéfico e preferem não se expor nem dar nas vistas para não atrair demasiado as atenções.


Pois é… mas entrámos num ano novo, potencialmente diferente, e tenho a certeza de que ao longo do ano passado você realizou muito na sua vida. E se algumas promessas não puderam ser cumpridas, não desanime, porque agora é tempo de recomeçar!


Então, que tal entrar no novo ano de “coração lavado”? Eis aqui 10 atitudes, que poderá desenvolver no seu do dia-a-dia, para que comece 2020 com o pé direito:

  1. Gratidão– Seja grato a tudo e a todos, inclusive aos desafectos e às dificuldades que o desafiam a ser uma pessoa melhor.

  2. Assertividade – Não tenha medo de dizer “não” quando for preciso. A sua auto-confiança vai aumentar quando você souber posicionar-se diante das outras pessoas, sabendo defender as suas próprias opiniões e necessidades.

  3. Perdão– Perdoe as dores do passado e perdoe-se pelas mágoas que carrega. A Saúde e a abundância estão directamente ligadas à decisão inteligente de perdoar.

  4. Maravilha– Cultive um senso de alegria e encantamento, pois existem “little wonders” a cada virar da esquina! Isso fortalecerá a sua esperança e alimentará a sua benevolência.

  5. Paciência– Aceite a natureza de cada pessoa à sua volta e pare de exigir mudanças que ainda não são possíveis.

  6. Persistência– Entenda que o importante é caminhar e que chegar lá só dependerá da sua capacidade de acreditar em si mesmo e persistir.

  7. Flexibilidade– Seja flexível diante das rápidas mudanças na vida. Se você não decidir mudar por conta própria, acabará mudado pelas circunstâncias e isso pode ser doloroso.

  8. Bom-humor– Comece cada novo dia com um sorriso para si mesmo frente ao espelho. Veja a luz que você emana e como os seus olhos brilham. Elogie-se. E, depois, distribua cumprimentos e sorrisos, capazes de desarmar qualquer mau humor que encontrar no seu caminho.

  9. Generosidade– Se é dando que se recebe, o que espera para começar a compartilhar o que você tem de melhor? Não só bens materiais, mas principalmente a sua capacidade de amar ou partilhar os seus dons? Sem críticas e queixas e combatendo a maledicência, aprenda a colocar-se no lugar dos outros e a fazer por eles o melhor que puder.

  10. Auto-Estima– Quando você aprende a amar-se de verdade, o mundo começa a ver o seu valor e a sua luz! Por isso, a auto-estima é a base para você ser bem-sucedido tanto nos relacionamentos quanto na sua vida social e profissional.

Seja o que for que faz, reveja a sua lista de resoluções com alguma regularidade. Não vale fazê-la e nunca mais a rever! Tem de ser constantemente lembrada, para que as resoluções não passem sempre para o ano seguinte.


Por isso, este ano arrisque, procure estar um passo à frente e construa um caminho diferente! Se tudo correr bem, em 2021 as suas resoluções de 2020 não serão repetidas. Principalmente as que transitam de ano para ano. Isso significa que o seu crescimento pessoal foi enorme, que sentiu confiança em arriscar, em avançar sem receios e que no final de 2020 terá outras resoluções ainda mais fortes.


Desejo-lhe que neste Novo Ano você faça uma “viagem” às profundezas do seu ser e que possa descobrir todos esses tesouros guardados dentro de si, que apenas esperam a oportunidade para serem revelados.

Permita-se brilhar e mostrar ao mundo esse brilho e desfrutar de mais felicidade em 2020!




"Ó famélicos do sonho, a vida é para comer!" (mesmo que com abacaxis!)...

...................................................................................................


Gostou deste texto?


➡ Então, para começar a beneficiar-se com tudo aquilo que a Psicologia pode fazer por si e pela sua vida, e para iniciar esta maravilhosa jornada rumo às mudanças pretendidas, recomendo-lhe que assine gratuitamente a minha lista VIP de e-mails em https://www.apsicologasara.com/comece-por-aqui (através da qual eu partilho conteúdos exclusivos, que não partilho em mais lugar nenhum) e receba como bónus a minha vídeo-aula na qual você:

💡conhecerá as 3 estratégias fundamentais para parar de sofrer e

💡aprenderá a lidar com as adversidades da vida e mesmo a eliminar as causas do sofrimento emocional na sua vida. ♻🧠✌📧 Ao inscrever-se, você também passará a receber gratuitamente insights exclusivos com dicas e ferramentas para despertar a sua força de transformação pessoal todas as semanas. :) Comece por aqui 👉 Deixe o seu e-mail neste link:


24 visualizações0 comentário
bottom of page